Contexto Histórico...

Discutir as questões históricas da educação a distância na perspectiva de refletir sobre os desafios e possibilidades da mesma na contemporaneidade, nos possibilita ver o quanto os recursos tecnológicos têm contribuído para o avanço da educação a distância, embora se tenha muito a aprender e discutir sobre os desafios e possibilidades da mesma, no que diz respeito a utilização desses recursos.
No Brasil a EAD surge com os primeiros cursos pago, ministrado por instituições privadas internacionais em 1904, em seguida os cursos por correspondência como, por exemplo, o curso oferecido pelo Instituto Monitor em 1939, de raditécnico o Instituto Universal Brasileiro em 1941, o Instituto Padre Reus em 1974, entre outros Institutos que ofereciam cursos por correspondência.
O uso do rádio foi durante muito tempo a principal ferramenta da educação a distância no Brasil, hoje a EAD vem se aperfeiçoando e os recursos tecnológicos têm possibilitado um dinamismo muito grande principalmente através da internet.
Se pararmos pra refletir a educação a distância na era do rádio no Brasil, e como o uso desses recuso era efetivado na EAD, podemos identificar que muitas barreiras foram  quebradas principalmente a questão da interatividade a quebra do distanciamento, a possibilidade de criação, participação, colaboração e autoria por parte dos educandos, entre outros elementos que só são possíveis na educação a distância graças aos avanços tecnológicos que eliminou as questões de tempo fixo onde o  acesso a educação através da  web possibilitou muitos avanço e quebra de paradigmas relacionados a questões epistemológicas no campo educativo.
(por: Samuel Santos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário