Professor coletivo -Quem ensina a Distância ?

Com o desenvolvimento da modalidade de educação a distância (EaD), surgem novas figuras profissionais no trabalho docente. A relação ensino-aprendizagem agora conta, por exemplo, com o docente-tutor — que não é exatamente um professor. Entre as denominações atribuídas a este docente, estão: tutor virtual, tutor eletrônico, tutor presencial, tutor de sala de aula, tutor local, orientador acadêmico, animador e diversas outras. Subsidiado pelas tecnologias o tutor interage com o aluno no processo de ensino/aprendizagem de forma mediadora. Esses tutores podem ser divididos em duas categorias: uma que acompanha os alunos presencialmente, com encontros freqüentes ou esporádicos; e outra que acompanha os educandos a distância, por meio de tecnologias de informação e comunicação. À primeira categoria denominaremos de tutoria presencial e, à segunda, de tutoria virtual. Esses tutores cada um com sua especificidade acompanham o aluno online em todo o processo, e são co-responsáveis palas produções dos alunos, além do que interagem de forma significativa com os educandos, principalmente o tutor virtual que auxilia por meio das TICs o seu aluno, sendo que é válido ressaltar que o professor sozinho não é o único responsável pelo processo de aprendizado na EAD, “é necessário toda uma infra-estrutura organizacional (técnica, pedagógica e administrativa)” (Kenski,2003.p. 36)[1]. Nessa pespectiva é possível perceber a organização das EADs, e a importância do tutor, pois é ele que terá um contato mais direto com os alunos e poderá proporcionar um espaço de diálogo criativo, com discussões coletivas e o compartilhamento de idéias, conceitos, ou seja, conhecimento...

[1] KENSKI, Vani M.Educação a distância: Navas tecnologias na educação a distancia.2003.



O papel docente nas relações interativas...


Nessa perspectiva de educação a distância o professor/tutor tem um papel fundamental no processo de ensino/aprendizagem, afinal subsidiado pelas TICs o professor/tutor deve desenvolvem uma função mediadora, no qual o processo se torne ativo em todos os ambitos. Esse professor/tutor deve desempehar habilidades que emergem dessa nova forma de ensino, afinal deve ter total "intimidade" com as TICs para facilitar a parendizagem de seus alunos, afinal as TICs serão utilizadas em todo o processo a distância, além do que é indispensável uma presença ativa do professor numa visão educativa transformadora e significativa, deixando de lado o processo de transmissão e sim abrindo espaço para um processo educativo interativo e coloborativo.
É nesse horizonte que Prado e Silva (2008, p147) [1] afirmam: " Não é a tecnologia em si que vai garantir a boa qualidade das aulas e do curso como um todo, mas a concepção pedagógica, a atuação do tutor e o comprometimento do aluno, isso em qualquer modalidade do ensino, quer seja presencial ou a distância".  É nesse sentido que se evidencia o papel fundamental do professor/tutor e de como este professor deve estar atento as revoluções tecnológicas e pedagógicas, numa visão de educação comprometida e qualificada na formação de profissionais.
Continuaremos nossa discussão sobre o assunto...





[1] Prado, Cristina Edna e Ana Cristina Silva da Rosa. A Interatividade na Educação a Distância: Avanços e Desafios. Ecoss revista cientifica,2008.


Por : Andréia Paixão

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