EAD conceituando ...

Refletir acerca da tecnologia no contexto emergente da sociedade envolve a priori analisar os pressupostos conceituais que abarcam a educação á distância. A função da educação na sociedade, seu papel e conceito vêm se transformando para atender a novas demandas. A educação á distância nesse contexto emergente não pode ser encarada como meio de superar problemas emergenciais ou consertar alguns fracassos dos sistemas educacionais em seu processo histórico. O ensino a distância se utiliza de metodologias não presenciais e possibilita a trasnformação do modelo de escola arcaica e conservadora, a partir da mediatização da educação.
vamos dialogar em  como têm se configurado a educação a distância na sociedade contemporãnea permeada pelo uso dos recursos tecnologicos ? Diante desse pressuposto a autora Maria Luiza Belloni apud holmberg, 1977 tece uma reflexão em torno da definição, sendo conceituada a Educação a Distância como forma de cobrir várias formas de estudos, em todos os níveis, que não estão sob supervisão contínua e imediata de tutores presentes com seus alunos em sala de aula ou nos mesmos lugares, mas que não obstante beneficiam-se do planejamento, da orientação e do ensino oferecidos por uma organização tutorial.
Pode-se perceber nessa citação que a educação a distância possibilita ao sujeito aprender no ambiente virtual, sem necessariamente depender de um professor presente no mesmo espaço fisíco para mediar o processo de ensino-aprendizagem. No entanto, como percebemos a EaD apresenta um planejamento de ensino que perpassa na orientação de um tutor a distância que por sua vez mediará esse processo.
Por: Jessica Santiago
Para aprofundarmos nossas discusões acerca dos pressupostos conceituais de EAD se faz imprescíndivel perpassar na definição de comunidades de aprendizagem, ou comunidades de práxis, no qual Alfredo Eurico Rodrigo Matta considera como fundamentação a teoria sócio construtivista. Segue por sua vez, alguns conceitos importantes nesse contexto;
  • interestruturação do conhecimento:

o conhecimento é construído pelo sujeito a partir de suas experiências, sendo que o contexto vivenciado pelo mesmo servirá como indicativo e parâmetro para a aplicabilidade de sua aprendizagem.

  • Pedagogia de Projeto e Resolução de Problemas :

os alunos devem refletir acerca do seu contexto, elaborar um projeto de ação, e então, executá-lo.

  • Autenticidade de questões:

as atividades realizadas pelos sujeitos de aprendizagem devem pertencer ao universo real de suas necessidades e realidade.

  • Autenticidade do professor:

O papel do professor nesse processo deve ocorrer de forma participativa e como facilitador e mediador da aprendizagem.

  • Metacognição:

Seria uma estrátegia dos alunos em testar sua capacidade de resolução de problemas, sua eficácia de nálise e suas habilidades.

  • Mediação:

Nesse caso, os signos seriam os mediadores entre o mundo e a aprendizagem do sujeito. Podendo se enquadrar com mediador ferramentas, ambientes, uma tarefa, os brinquedos e instrumentos, que reperesentam signos e representações.

  • Zona proximal:

O sujeito descrito pela psicologia desenvolve três zonas, o real; proximal e o potencial. A zona de desnvolvimento real seria o saber já internalizado pelo sujeito, a zona de desnvolvimento proximal seria a mediação entre o que já se conhece e saber que o sujeito a partir do outro poderá conhecer.

  • Interação:

como função de todo sistema de ensino de abordagem ativa e construtivista, a interação se processa entre o objeto conhecido e sujeito conhecedor, nesse sentido ocorre uma interação entre o objeto X sujeito.

  • Concretude:

Seriam as relaçoes concretas do sujeito aprendiz com o que ele percebe de sua realidade é que provocariam os contrastes entre suas concepções e o que se observa do contexto, provocando desequilíbrio e gerando a aprendizagem.

  • Estruturas cognitivas ou mapas de cognição:

É considerada estruturas cognitivas o processo de armazenamento do conhecimento que efetuamos em uma rede semântica formada por nodúlos de conteúdos e as relações entre esses elos.

diante desses pressupostos Alfredo descreve alguns ambientes de EAD existentes, entre eles : Ambientes de apoio á interação dos sujeitos participantes;

Ambientes de mediação e construção do processo de ensino-aprendizagem;

Ambientes de trabalho e autoria coletiva;

Ambientes de interaçãoem tempo real ou on-line;

Ambientes diversos complementares e facilitadores dos processos.

Assim observamos um panorama dos ambientes de EAD e tecemos uma reflexão nos conceitos trazidos por Alfredo.

( Por Jessica Santiago, 20/12/2010)

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