vamos dialogar em como têm se configurado a educação a distância na sociedade contemporãnea permeada pelo uso dos recursos tecnologicos ? Diante desse pressuposto a autora Maria Luiza Belloni apud holmberg, 1977 tece uma reflexão em torno da definição, sendo conceituada a Educação a Distância como forma de cobrir várias formas de estudos, em todos os níveis, que não estão sob supervisão contínua e imediata de tutores presentes com seus alunos em sala de aula ou nos mesmos lugares, mas que não obstante beneficiam-se do planejamento, da orientação e do ensino oferecidos por uma organização tutorial.
Por: Jessica Santiago
- interestruturação do conhecimento:
o conhecimento é construído pelo sujeito a partir de suas experiências, sendo que o contexto vivenciado pelo mesmo servirá como indicativo e parâmetro para a aplicabilidade de sua aprendizagem.
- Pedagogia de Projeto e Resolução de Problemas :
os alunos devem refletir acerca do seu contexto, elaborar um projeto de ação, e então, executá-lo.
- Autenticidade de questões:
as atividades realizadas pelos sujeitos de aprendizagem devem pertencer ao universo real de suas necessidades e realidade.
- Autenticidade do professor:
O papel do professor nesse processo deve ocorrer de forma participativa e como facilitador e mediador da aprendizagem.
- Metacognição:
Seria uma estrátegia dos alunos em testar sua capacidade de resolução de problemas, sua eficácia de nálise e suas habilidades.
- Mediação:
Nesse caso, os signos seriam os mediadores entre o mundo e a aprendizagem do sujeito. Podendo se enquadrar com mediador ferramentas, ambientes, uma tarefa, os brinquedos e instrumentos, que reperesentam signos e representações.
- Zona proximal:
O sujeito descrito pela psicologia desenvolve três zonas, o real; proximal e o potencial. A zona de desnvolvimento real seria o saber já internalizado pelo sujeito, a zona de desnvolvimento proximal seria a mediação entre o que já se conhece e saber que o sujeito a partir do outro poderá conhecer.
- Interação:
como função de todo sistema de ensino de abordagem ativa e construtivista, a interação se processa entre o objeto conhecido e sujeito conhecedor, nesse sentido ocorre uma interação entre o objeto X sujeito.
- Concretude:
Seriam as relaçoes concretas do sujeito aprendiz com o que ele percebe de sua realidade é que provocariam os contrastes entre suas concepções e o que se observa do contexto, provocando desequilíbrio e gerando a aprendizagem.
- Estruturas cognitivas ou mapas de cognição:
É considerada estruturas cognitivas o processo de armazenamento do conhecimento que efetuamos em uma rede semântica formada por nodúlos de conteúdos e as relações entre esses elos.
diante desses pressupostos Alfredo descreve alguns ambientes de EAD existentes, entre eles : Ambientes de apoio á interação dos sujeitos participantes;
Ambientes de mediação e construção do processo de ensino-aprendizagem;
Ambientes de trabalho e autoria coletiva;
Ambientes de interaçãoem tempo real ou on-line;
Ambientes diversos complementares e facilitadores dos processos.
Assim observamos um panorama dos ambientes de EAD e tecemos uma reflexão nos conceitos trazidos por Alfredo.
( Por Jessica Santiago, 20/12/2010)
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