Interatividade na EAD ...

" Na educação escolar por muito tempo... não se valorizou adequadamente o uso de tecnologia visando a tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficiente e mais eficaz."[1] (Massetto, 2000,p.133)
Nessa perspectiva o autor nos mostra a importancia do uso de tecnologias na educação como meio de inovação e de avanço no processo de aprendizagem. É necessario se desvincilhar das barreiras educacionais que por muito massificou o ensino e o tornou "tradicionalmente preso nas paredes da escola". A possibilidade de interação que as novas tecnologias promovem abrem um leque de possibilidades de interação e aprendizado dentro das salas de aula  e que permitem ao educando "viajar" sem sair da sala. Sendo assim a EAD que a principio foi desconsiderada tem no uso das tecnologias a possibilidade de interação e de produção de conhecimento por meio da rede, abrindo possibilidades de formação profissional.
Vamos continuar dialogando...
A EAD se mostra então como espaço interativo, pois se diferencia do ensino presencial que nem sempre tornam o aluno ativo e participativo , ja a sala de aula on-line esta inserida na perspectiva da interatividade entendida num processo colaborativo que visa e se utiliza da participação de todos, cabendo a cada um a sua contribuição e participação nas atividades solicitadas. Nessa perspectiva afima Silva (2003,p.53):
" Enquanto a sala de aula tradicional esta vinculada ao modelo unidirecional 'um-todos', que separa a emissão ativa de recepção passiva, a sala de aula on-line esta inserida na perspectiva da interatividade como colaboração 'todos-todos' e como 'faça voce mesmo' operativo". [2]
Assim as facilidades oferecidas pelo atual desenvolvimento tecnológico vêm modificando as possibilidades de interação à distância, seja esta on-line ou semipresencial, pondo à disposição do professor e do aluno ferramentas seguras e eficientes de comunicação.
Por isso cada vez mais hoje a tecnologia dos ambientes de rede é um meio para facilitar a interação social, viabilizar a aprendizagem individual através das interações com um grupo, e um meio para possibilitar a criação coletiva de um conhecimento compartilhado. Daí a união harmonica entre as novas tecnologias principalmente a da internet nesse processo de aprimoramento e melhoria na veiculação do ensino/aprendizado a distância.

[1] MASSETO, T. Marcos. Novas tecnologias e mediação pedagogica. editora papirus,2000,SP. 
[2] SILVA, Marco. Educação a distância:uma nova concepção de aprendizado e interatividade. Editora: Futura. 2003, SP.


*Exatamente cara colega Aylce, cada vez mais a EAD vem ganhando espaço numa perspectiva de educação comprometida com os avanços tecnológicos, e é nesse viés sem duvida que as TICs são ferramentas fundamentais no processo de educação a distancia, pois as mesmas por meio dos aparatos tecnológicos são mediadores do processo de aprendizagem do aluno a distancia. É claro, que é necessario que esse processo seja interativo de fato e que propicie uma revolução no que se refere a produção de conhecimento, deixando de lado o processo de transmissão, pois só assim o aprendizado interativo ocorrerá de fato.


Aprendizagem e interatividade na Educação a Distância...


Ao se falar de produção de conhecimento e aprendizagem na EAD ainda há um grande embate, pois os estereótipos negativos que historicamente foram ligados ao ensino á distância faz com que muitas pessoas não visualizem esse ensino como promotor de aprendizado, e o que é ainda mais difificil de ser aceito a EAD como promotora de aprendizado interativo.
Para continuidade dessa discussão paradgmática, primeiro vamos nos situar a partir da visão de alguns autores sobre aprendizado, segundo Piaget a aprendizagem ocorre por meio de constantes processos de "equilibração" e " desequilibração" provocadas pela interação entre o individuo com o ambiente fisico e social. Já para Vygotsky a aprendizagem ocorre por meio da mediação, que se da pela interação social com o outro, com o diferente, ambos os autores atribuiem importancia a interação no processo de aprendizagem , claro que a figura do professor é importante nesse processo, e ao se referir a EAD esse professor/tutor deve desempenhar o papel de mediador do processo favorecendo a interação entre o aluno e as tecnologias e entre o aluno e os demais alunos no ambiente virtual. Partindo do pressuposto evidenciado por Piaget e Vygotsky é que se evidencia ainda mais que há sim produção de conhecimento e parendizagem na EAD, haja vista que o processo de produção e disseminação do conhecimento é muito mais amplo ao se trabalhar com ambientes virtuais, onde o foco da educação é o que é produzido e construido pelo aluno a distância.  Por tanto a aprendizagem construida nas EADs mediada pelas novas tecnologias e utilizando a interatividade como instrumento indispensável no processo, é um marco para o ensino a distância pois, da vida ao conceito de interação na sua essencia que é a ação no processo e não a passividade que muitas vezes se insere nos cursos presenciais, no qual o aluno esta ali mas não interage no processo, diferente da educação a distancia em que como requisito do curso e avaliativo é necessario que os alunos produzam e interajam em todo o processo.
Vamos continuar dialogando, o que voces acham dessa discussão? Qual o diferencial entre os cursos presenciais e os cursos a distancia no que se refere a interatividade dos individuos? ...

(Por: Andréia Paixão)


Um comentário:

  1. Isso mesmo Andréia, a concepção que se constrói a partir da leitura dos seus escritos, é que há interação provinda da Educação à Distância. Considero ainda, a importância das TIC's como subsídios deste desenvolvimento, bem como da Comunicação mediada pelo computador. Ademais, esta especificidade de educação possibilita um processo em construção contínua, sendo instrumentos humanizadores, que visam um uso crítico, criativo e colaborativo em meio à transformação da sociedade.
    A educação pode ser entendida neste contexto, com um espaço de ensino-aprendizagem, e a tecnologia deve-se ser considerada não só como formadora do homem, mas também como ponte que oferece subsídios para que o homem se modifique e modifique sociedade, tornando-se mediadora entre Educação e sociedade.

    Então é isso.......Vamos construindo aos poucos a tão sonhada educação que buscamos na Academia....Acho que a regra doravante, não é criticar...e sim, levantar instrumentos que possam possibilitar a construção de novos caminhos. Parabéns pelas discussões.

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