Novas tecnologias na educação a distância ...


O advento das tecnologias de informação e comunicação – TIC trouxe novas perspectivas para a educação a distância, devido às facilidades de design e produção sofisticados, rápida emissão e distribuição de conteúdos, interação com informações, recursos e pessoas. Assim, universidades, escolas, centros de ensino e organizações empresariais oferecem cursos a distância através de recursos telemáticos, os quais podem assumir distintas abordagens. Nessa pespectiva perecebe-se a importancia das TIC aliadas a educação, afinal a partir do uso das mesmas pode se ampliar a oferta de ensino e formação eem nivel superior ou até mesmo em cursos técnicos. É sabido que as tecnologias não foram criadas com intenções educativas, porém é cada vez mais evidente que as TICs tem um grande potencial educativo e que abriu um leque de possibilidades de produção de conhecimento. As EADS encontram nessas novas tecnologias a oportunidade de seram cada vez mais legitimadas e reconhecidas como cursos que são produtivos e que gabaritam pessoas para atuara no mercado de trabalho com qualidade, uma das principais tecnologias que veio para revolucionar o ensino a distância foi o computador aliado a internet, pois garante que diferentes pessoas ao mesmo tempo produzam e parendam novos conhecimentos, num processo de colaboração que deu ao ensino a distância mais enfase e reconhecimento. E como o professor Carlos Eduardo em seu discursso no video acima mostra esta visivel interação entre as TICs e o ensino a distancia, além de falar um pouco sobre o preconceito que ainda há em relação a EAD, essa discussão ainda vai mais longe...
Vamos assistir o video e dialogar...

Por: Andréia Paixão
(video:http://www.youtube.com/v/uihvKrVu5QY?fs=1)




As TICs como instrumento de aprendizagem...para além da teoria......



O uso das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) exige pessoas capacitadas, que saibam aplicá-las da forma adequada na sua área de atuação. Na educação, não é diferente. O professor precisa estar preparado para lidar com as tecnologias na sala de aula. A participação em formação continuada, que envolva o uso pedagógico das TIC, é uma alternativa para os professores que acreditam na necessidade de adotar uma nova postura e pretendem dinamizar e aprimorar a sua prática pedagógica.
Porém, a questão da utilização dos recursos tecnológicos no campo educacional traz consigo uma série de questionamentos em relação às possibilidades de utilização dos recursos, trazidos pelo avanço tecnológico que muitas vezes não estão inseridos dentro do contexto educacional.
Compreender a importância dos recursos tecnológicos e midiáticos dentro do contexto educacional vai muito além das questões de utilidade prática ou pragmática do uso desses recursos, pois é necessário que se compreenda os aspectos históricos, sociais, políticos e culturais que estão relacionados aos mesmos e que são determinantes em relação à concepção que se tem sobre esses recursos e a relação dos sujeitos com os mesmos.
Tendo como característica principal a comunicação que também é o principio educacional, as TICs assumem um papel importantíssimo no que se refere à utilização da comunicação que possibilita as transformações de caráter social e cultural de determinada sociedade, ainda que possibilite várias formas de educação seja ela formal ou informal as TICs ainda não são utilizadas amplamente em todos os espaços educativos institucionalizados.
 Assim,  o uso das tecnologias no campo educacional na maioria das vezes se restringe unicamente a utilização desses recursos na transmissão de conteúdos, sem que haja uma reflexão mais profunda sobre as características desses meios, sobre as dimensões que os recursos tecnológicos abarcam.  É importante ressaltar que as tecnologias estão sempre presentes dentro da escola não importa de que maneira. A realização de um trabalho educacional voltado para o uso dos meios de comunicação requer um afastamento com o modelo tradicional de ensino e voltar-se para uma postura de colaboração entre os indivíduos como afirma Valente (2006) [1] segundo ela a colaboração pode ser considerada uma categoria chave para a compreensão das novas formas de pensar o processo educativo, articulando técnica, educação e cultura. E tais questões podem começar a ganhar um efeiito colaborativo e interativo dos recursos tecnológicos com a subjetividade humana no processo de construção do conhecimento, no momento em que essa reflexao for feita por parte dos educadores que veem nas TICs uma peça fundamental para a melhoria da qualidade de aprendizagem.
Vamos dialogar sobre o assunto?Agora é com voce caro leitor.....

[1]VALENTE, Vânia Rita de Menezes. Colaboração: Uma Nova Relação Com o Conhecimento. 2006.
Por: Andréia Paixão

Nenhum comentário:

Postar um comentário